19 de jul. de 2011

Bortsch



Sopa
600 gr. de pernil de porco em cubos
400 gr. de carne de gado (patinho) em cubos
2 dentes de alho amassados
Pimenta preta moída na hora
Sal
2 Folhas de louro
Noz moscada
80 ml de vinagre branco
4 beterrabas raladas grosso
3 col sopa bem cheias de farinha de trigo
400 gr. de nata fresca

Tempere os cubos de gado e porco com o alho, sal, pimenta, louro, noz moscada e vinagre algumas horas antes. Frite as carnes até dourar, una o líquido que sobrou do vinha d’alho, a beterraba ralada e cubra com água quente. Deixe cozinhar até amaciar bem a beterraba. Corrija o sal e coloque a nata misturada com a farinha de trigo. Deixe cozinhar até engrossar o caldo.

Pure
1 kg de batatas
2 gemas de ovos
200 ml de leite
100 gr. de manteiga
Sal
2 cebolas médias picadas
1 molhos de tempero verde picado
200 gr. de bacon em cubinhos

Cozinhe as batatas sem casca com sal, amasse, una a manteiga, o leite e as gemas. Frite a cebola até dourar e o bacon até ficar crocante. Misture a cebola, o bacon e o tempero verde no pure.

Sirva colocando uma colherada do pure no meio do prato e cobrindo com a sopa.

2 comentários:

Nikelen Witter disse...

Magnífico!! Como você tinha um blog destes e eu não sabia e mais, como você não estava postando por aqui? Sacrilégio! Receita copiada, será testada assim que o Guto voltar de São Paulo. Ah, não imagina o livro que tenho em mãos e que comprei pensando em jantares futuros: Machado de Assis e as Relíquias Culinárias. Uma pesquisa sensacional sobre os pratos da corte com base nos textos gastronômicos do Machado. Já viu este livro? Belíssimo! Beijos e continue postando aqui.

Dario B. Bestetti disse...

Sopa de chiclete ! Simplesmente divina !!!!